03
Nov 08

Calça skinny, All Star, camisetinhas de banda e muitos acessórios incríveis. A CAPRICHO te apresenta a From UK,tribo que mistura estilos e arrasa no visual

Se você é do tempo em que ser from uk significava ter nascido em algum dos países britânicos (United Kingdom ou Reino Unido = Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), você certamente não acessa o Myspace.

O site de relacionamento é hoje o grande disseminador da tribo dos from uk, um novo estilo que mistura comportamento desencanado, exposição da própria imagem no mundo virtual e muita, muita moda, importada dos jovens britânicos e seus visuais moderninhos.

Para ser um autêntico from uk, alguns elementos são essenciais: calças skinny justésimas, camisetas de bandas indies ou com estampas fofas (Hello Kitty, Glommy, caveirinhas e cifrões são super in), soqueiras inglesas (as famosas brass knuckles), meias do tipo arrastão ou coloridas, coroinhas de princesa, maxi bolsas e óculos retrô igualmente grandes. Os itens podem ser adquiridos em lojas de grife ou em lojas populares e brechós, tanto faz, desde que a montação final seja fashion e estilosa.


Nos pés, All Star branco, s-e-m-p-r-e. Nike ou Adidas old school, sapatilhas de boneca, pantufas, botas plataforma e finíssimos scarpins também são bem aceitos. O que importa é copiar o estilo descolado de quem mora acima dos trópicos onde, segundo Adeilton Fernandes (mais conhecido como ad$Fernanndes), 17 anos, as pessoas são mais liberais e é possível andar na rua sem ouvir alguém gritar olha o emo!.

From uk x Emo

Os dois estilos, aliás, são freqüentemente comparados. Há quem considere os From UK um tipo de pós-emo ou emo de luxo. Muitos adeptos da moda britânica rejeitam essa analogia, mas a verdade é que, de fato, ambos têm a mesma origem.


Quem explica é a estudante Annie R., de 19 anos, que mora na Inglaterra. De acordo com ela, o que se convencionou chamar, no Brasil, de from uk nada mais são do que os próprios emos ingleses. Tudo começou na internet, porque bem antes disso já se entendia que emo era quem usava coisas como camisetas listradas, lacinho no cabelo e munhequeira. Depois do Myspace, as pessoas daí passaram a ver como era cool aqueles visuais glamourosos dos jovens daqui (a maioria deles se identificava como from uk, por isso o nome), e adotaram o estilo, explicou.

Hoje os adeptos da nova tribo deixaram para trás as estampas meramente xadrez e as enormes franjas sobre os olhos, típicas do emo style, para investir em cores vibrantes, make carregada e cabelos desconectados. Vale, por exemplo, apostar forte em cílios postiços, delineador bem definido nos olhos e muito blush sobre a pele clareada por pó e base (inclusive para os meninos).

Na cabeleira, os fios podem ser desfiados, tingidos de branco e preto ou colorido, cortados de baixo para cima, alongados ou repicados. Também é legal usar costeletas gigantes, nucas espinhadas e franja bem armada. Nesse último caso, é importante ter sempre à mão, um poderoso hairspray, normalmente passado várias vezes, para garantir o jeitão Amy Winehouse de ser na versão sóbria e penteada.

Vá até um salão e peça para cortar estilo Chitãozinho e Xororó. Para ajeitar, uso sempre pente fino, laquê e pomada capilar. Meu corte é minha mãe quem faz. Caso não ache uma boa cabeleireira, faça você mesmo com uma boa navalha, ensinou Fabieli Cristina, 15, conhecida como Bulimic.


Outra marca registrada dos adeptos do from uk são as tatuagens, alargadores de orelha e piercings, principalmente no septo, entre os olhos, nos lábios e ao lado da boca (conhecidos como snake bites), muitas vezes usados todos juntos. O que interessa é se destacar da grande maioria, criar um estilo único e mostrar o visual na internet, claro.

Exibição virtual

Essa, aliás, é mais uma das maiores diferenças entre os emo e a tribo from uk; enquanto os primeiros escutam músicas emotivas e cultivam a introspecção, os segundos preferem sons mais pesados como rock alternativo, indie rock e new metal, e colecionam amigos nos sites de relacionamento.

Ashley, 21 anos, assume que é legal tirar fotos chocantes para fazer sucesso na web, enquanto Vinícius Pontel, 16, admite: Vendo as fotos de meninas e meninos perfeitos, lindos, ousados e diferentes, acabei tendo vontade de também ser popular no Myspace, Orkut, Vampirefreaks.


A receita para isso? A resposta parece ser quase unânime: ter um estilo, seguir um padrão, mas sem deixar de ser você mesmo, como disse Bruno Boo, 18 anos. O difícil é conseguir alcançar esse desejo quando os membros de uma mesma tribo buscam sempre ser tão diferentes uns dos outros que acabam todos iguais. Apenas alguns se destacam. E possivelmente serão esses que darão início à próxima moda.

publicado por Lloma Xavier às 00:20

3 comentários:
mara' :D
lola shistreck a 26 de Setembro de 2009 às 01:10

asho legal o stiluh From UK...asho diferentih,úniko,ousaduh e da hora...
asho q vou tenta adotar o stiluh....ao invés do stiluh Emo
@LuM!n@' a 21 de Dezembro de 2009 às 00:11

Cara , até quem em fim alguma coisa descente sobre os From Uk'
Mtomtomto mara !! ;))
Carol a 10 de Abril de 2010 às 17:34

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


arquivos
2008

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO